Já pode aderir gratuitamente a uma assinatura digital de jornal ou revista (Jovens dos 15 aos 18 anos).
Arrancou o Programa de Oferta de Assinaturas Digitais, uma nova medida inserida no Plano de Ação para a Comunicação Social, que permite a todos os jovens com idades entre os 15 e os 18 anos (inclusive) acederem gratuitamente, durante dois anos, a uma assinatura digital de uma publicação periódica à sua escolha.
A medida abrange jornais e revistas de âmbito generalista ou económico que integram o programa: Correio da Manhã, Diário de Notícias, ECO, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal Económico, Observador, Público, Sábado, Vida Económica e Visão. A escolha é feita diretamente pelo jovem no Portal gov.pt, mediante autenticação com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.
Este programa tem como objetivo fomentar a literacia mediática e digital, combater a desinformação e promover o espírito crítico entre os jovens, incentivando hábitos de leitura e contacto regular com informação credível. A opção por edições digitais insere-se também na estratégia de transição digital e de promoção de competências do século XXI.
O valor da assinatura é totalmente suportado pelo Estado. A inscrição é individual e apenas é permitida uma adesão por jovem. O programa decorre até 31 de dezembro de 2025.
A iniciativa é promovida pelos Ministérios da Juventude e Modernização, dos Assuntos Parlamentares e da Educação, Ciência e Inovação. A coordenação é assegurada pela estrutura de missão #PortugalMediaLab, cabendo à AMA – Agência para a Modernização Administrativa a gestão da plataforma eletrónica de adesão.
Fonte: Portugalgov.
Subsídios: Abono de Família e Prestações Familiares A data de pagamento em maio