Covid 19 – Comunicado Sonae / Continente 19/03.
#fiquememcasa
Aqui:
”
A nossa prioridade é garantir a segurança de clientes e colaboradores e como tal temos vindo a implementar, para ambos, um conjunto de medidas preventivas e informativas.
Pelos nossos clientes
No Continente estamos conscientes da nossa responsabilidade para com o país, e é com esse sentido de missão que continuamos diariamente a acompanhar e a seguir as orientações da Direção Geral de Saúde e do Ministério da Economia. Conscientes de que a Distribuição Alimentar é um serviço essencial e crítico, temos delineado um plano de contingência sólido, garantindo a total proteção de colaboradores e clientes, para tranquilidade de todos.
HORÁRIO DAS LOJAS CONTINENTE
As equipas das lojas Continente estão empenhadas e mobilizadas em manter a atividade com a máxima normalidade. A manutenção dos horários e o esforço acrescido na reposição de produtos permite que todos possam realizar as suas compras e em horários desfasados, evitando assim filas e concentrações de pessoas.
Consulte aqui o horário da sua loja preferencial.
MEDIDAS DE SEGURANÇA NAS LOJAS
-
- Limitações de entrada: para segurança dos nossos clientes e colaboradores, estamos a regular a entrada nas nossas lojas de acordo com a portaria nº 71/2020 do Diário da República. O número de clientes em cada loja não deve ultrapassar 4 clientes por cada 100 m2. As entradas nas lojas estão a ser monitorizadas por elementos da equipa de segurança.
-
- Prioridade na entrada: as pessoas com deficiência ou incapacidade, pessoas com mais de 65 anos, pessoas acompanhadas por crianças de colo e grávidas, têm prioridade na entrada nas lojas.
-
- Limpeza e Higienização: Procedemos a um reforço de limpeza e higienização das nossas lojas ao longo de todo o horário de funcionamento, acrescido de um processo de higienização total, realizado por uma empresa externa, no período noturno.
-
- Meios de pagamento: recordamos os meios de pagamento disponíveis nas nossas lojas, que não implicam a utilização do terminal de pagamento (TPA): pagamento por MBWay, pagamento através da App Cartão Continente – Continente Pay e app Continente Siga.
DISPONIBILIDADE DE PRODUTOS
Tem-se verificado em algumas lojas um consumo acima dos níveis habituais. Até ao momento o Continente tem conseguido dar resposta a este aumento de procura. Em alguns períodos do dia, o ritmo de reposição dos produtos pode não acompanhar a saída, mas não se regista quebra de nenhum bem essencial.
-
- Estamos a dar prioridade ao fornecimento de bens de primeira necessidade, pelo que em outros tipos de produto a reposição nas nossas lojas poderá não ser tão célere.
-
- Não alterámos os preços dos produtos nem as promoções previstas.
-
- Implementamos um limite de compra de 2 embalagens por pessoa de gel desinfetante e álcool.
SERVIÇO CONTINENTE ONLINE
No Continente Online, estamos com a capacidade em níveis máximos, para podermos continuar a servir os Portugueses. Adicionalmente, seguindo as recomendações das entidades de saúde para contenção do COVID-19, estamos a implementar as seguintes alterações temporárias ao serviço:
-
- As entregas ao domicílio passarão a ser efetuadas à porta do Cliente, não havendo entrada dos nossos funcionários no local.
-
- Não será efetuada a recolha de sacos de plástico de encomendas anteriores, prevista no âmbito da nossa política de reciclagem. No entanto, iremos creditar o valor dos sacos entregues em Cartão Continente, como se tivesse efetuado a devolução total dos sacos da encomenda anterior.
-
- Não é possível efetuar pagamento da encomenda no ato de entrega. Assim, deverá efetuar o pagamento com cartão de crédito, MB Way ou PayPal, no final da sua encomenda.
- Esta alteração também se aplica às encomendas Click & Go (encomendas com entrega em loja)
- Relembramos que com a opção cartão de crédito, na colocação da encomenda será reservado o seu valor total, acrescido de 3%, para possíveis diferenças de valor motivadas pelas variações de peso nos Frescos ou substituição de produtos indisponíveis. O seu cartão de crédito só será debitado pelo valor exato da fatura após receber a sua encomenda.
- Não é possível efetuar pagamento da encomenda no ato de entrega. Assim, deverá efetuar o pagamento com cartão de crédito, MB Way ou PayPal, no final da sua encomenda.
-
- Para focarmos os nossos recursos na entrega ao domicílio, reduzimos o número de lojas com serviço Click&Go. Este passa a estar disponível apenas nas Lojas Continente Cascaishopping, Continente Maia Jardim, Continente Valongo, Continente Viseu, Continente Covilhã, Continente Guia, ContinenteCoimbraShopping, Continente Gaiashopping, Continente Braga Minho Center, Continente Guimarães, Continente Leiria, Continente Montijo, Continente Seixal e Continente Gaia Jardim.
-
- Irá receber um SMS no dia anterior à data de entrega escolhida, a relembrar o horário de entrega. Pode sempre consultar os detalhes da sua encomenda na opção “histórico” na sua conta.
-
- Para saber todas as informações associadas a alterações do serviço Continente Online, consulte esta página.
-
- Relembramos que pode fazer o seu carrinho de compras de forma célere na App Continente – disponível na App Store e Google Play – em alternativa ao sistema de fila de espera existente neste momento em continente.pt
Pela nossa comunidade
Seja um agente de saúde pública: fique em casa e saia, apenas, para comprar o essencial.
Pela sua segurança e de todos, pedimos que siga as recomendações e conselhos de proteção na ida ao supermercado:
Nas filas, respeite sempre a distância e cumpra as regras de prioridade
Leve os seus
próprios sacos
Evite o pagamento
em dinheiro, utilize MB ou a App cartão Continente
Evite o contacto com as mãos na cara
Compre apenas o essencial
Evite ir em família e tenha precaução com idosos e pessoas de risco
CONSELHOS NA IDA AO SUPERMERCADO
- Antes de sair de casa pense bem: tem algum sintoma?
A primeira regra para evitar contágios é as pessoas infetadas não saírem de casa.
- Planeie a ida ao supermercado
Faça uma lista com os produtos que precisa. Deste modo poderá demorar menos tempo a fazer as suas compras.
- Vá sozinho
Recorde-se que os supermercados têm limitações de número de pessoas. Ao ir acompanhado está a tirar o lugar a outros.
- Mantenha as distâncias de segurança
Deve manter uma distância de, pelo menos, um metro e meio da pessoa que está à sua frente. Os pontos de atendimento estão assinalados para o ajudar.
- Utilize luvas para manusear carrinhos e cestos
Caso opte por usar luvas para manusear carrinhos ou cestos, lembre-se que nunca deve tocar na cara, desde que sai de casa até voltar, nem mesmo com as luvas.
- Não toque diretamente nos alimentos
Use o saco ou as luvas próprias para esse efeito.
- Não fale para cima dos alimentos
- Se tiver que espirrar ou tossir
Faça-o para o antebraço e longe dos alimentos
- Não lamba o dedo para abrir o saco de plástico
Ao friccionar o saco com as mãos este abre-se.
- Opte por meios de pagamento mais seguros
Opte pelo pagamento por MBWay, App Cartão Continente – Continente Pay e a app Continente Siga, em detrimento de pagamento com cartão bancário ou dinheiro.
- Quando chegar a casa
Lave as mãos e coloque os alimentos numa superfície limpa e desinfetada, para depois os lavar devidamente antes de cozinhar.
Pelos nossos colaboradores
Os trabalhadores de super e hipermercados estão na linha da frente no serviço à população, e merecem por isso o nosso reconhecimento.
As nossas equipas estão a seguir um plano de contingência que prevê medidas que garantem a total proteção de colaboradores e clientes.
Conheça o site do governo com todas as informações relevantes sobre as medidas de prevenção e contenção do novo corona virus:
Esta é a altura de assumirmos coletivamente ações para defesa do país e da população, no que diz respeito ao combate à propagação do vírus Covid 19.
Precisamos de ser solidários e responsáveis.
Começamos por louvar o papel exemplar que os nossos mais de 95 mil colaboradores do setor alimentar têm tido, ao garantir, de forma segura, o abastecimento e atendimento nas mais de 3500 lojas espalhadas por todo o país. Para todos eles, o nosso sincero obrigado!
A todos os portugueses gostaríamos de passar uma mensagem de tranquilidade, reiterando que não há neste momento sinais de rutura no fornecimento de produtos às nossas lojas. Estamos todos a trabalhar em conjunto com a produção nacional, com a indústria e com o Governo para garantir, como até aqui, que este fluxo aconteça com toda a agilidade necessária.
A estrutura da distribuição alimentar em Portugal permite que a disponibilização de alimentos e outros produtos essenciais não seja um problema para a população, qualquer que seja a sua localização.
Mas precisamos da ajuda de todos para continuar a alimentar Portugal. Apelamos à população portuguesa para a necessidade de ter comportamentos responsáveis e sensatos. É importante que os portugueses comprem apenas o que necessitam, permitindo que o fluxo de abastecimento ocorra sem sobressaltos. Cada um terá de fazer o seu papel para o bem comum.
Estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para superarmos este desafio, pois a segurança e o bem-estar dos nossos colaboradores e clientes é, e sempre será, a nossa prioridade.
Contem sempre connosco!”
Saúde.
Concordo com todas as medidas que o Continente está a implementar, são para o bem de todos, pena só parte da população seguir as mesmas.
Estamos todos a travar uma guerra contra um poderosíssimo inimigo que está disposto a vencer, cabe a cada um de nós lutarmos até á exaustão para podermos sair vitoriosos, claro que como em qualquer guerra há baixas de ambos os lados, nós exércitos os lutadores estão unidos para vencer, cabe ao Povo unir-se e sairemos vencedores. Obrigado a SONAE. Todos unidos vamos sair vencedores nesta guerra. .\\.
Só lamento que uma das medidas para proteger colaboradores e clientes seja a troca recorrente das luvas dos operadores de caixa.
É de lamentar que os vossos colaboradores não aceitem o pedido dos clientes de trocar de luvas e desinfetar as mãos e pior, dizerem que é uma norma interna que têm que desinfetar as luvas de vez em quando.
Pff, peço a reformulação desta norma interna e repensem se não vão ser os vossos colaboradores com o seu uso indevido de equipamentos de proteção individual o próximo transmissor.