Saiba como descontar até 250 euros em facturas no IRS

É um valor para nunca atingir, mas grão a grão poupam os Caça promoções o tostão!

 

Em 2013, guardar, organizar e deduzir!

 

 

Artigo aqui:

 

http://economico.sapo.pt/noticias/saiba-como-descontar-ate-250-euros-em-facturas-no-irs_158783.html

 

 

“Saiba como descontar até 250 euros em facturas no IRS

 

Só poderá abater o IVA à factura fiscal em 2014.

 

A legislação sobre as novas regras de comunicação electrónica das facturas prevê um pequeno benefício fiscal no IRS a quem peça factura no mecânico, cabeleireiro, esteticista, restaurantes e hotéis (em 2014, o benefício deverá ser alargado a todos os sectores). Mas restringe a possibilidade de dedução do IVA pago até um máximo de 250 euros no IRS. Saiba como funcionará o benefício fiscal.

 

1 – A PARTIR DE QUE ANO SE PODE ABATER O IVA NO IRS?

 

A medida entra em vigor a 1 de Janeiro de 2013, pelo que esta dedução do IVA irá ter efeitos práticos em 2014, quando os contribuintes entregarem, dentro dos prazos legais, a sua declaração de rendimentos referente ao ano anterior.

 

2 – QUANTAS FACTURAS PRECISO DE TER PARA ATINGIR OS 250 EUROS?

 

Nos serviços e produtos sujeitos à taxa de IVA de 23% (que são a maioria) será preciso juntar muitas facturas: no valor total de 26.637 euros para conseguir abater ao IRS os 250 euros previstos (5% do IVA pago). De uma forma mais simples: por cada 100 euros de gastos, pode deduzir 94 cêntimos do IVA no IRS. Só os contribuintes que quiserem beneficiar deste incentivo fiscal têm a obrigatoriedade de exigir o NIF na factura.

 

3 – COMO É APURADO O VALOR DO INCENTIVO FISCAL?

 

O valor do incentivo é apurado pela Autoridade Tributária (AT) com base nas facturas que lhe foram comunicadas até 31 de Janeiro do ano seguinte ao da sua emissão, disponibilizando depois o montante de incentivo disponível no Portal das Finanças até ao dia 10 de Fevereiro. Os contribuintes podem ainda comunicar à AT os elementos das facturas que não tenham sido comunicados pelas empresas, devendo apenas neste caso manter os documentos durante quatro anos.

 

4 – Como funciona o E-factura?

 

A AT lançou também para os contribuintes um site de teste (E-factura) para que, até 31 de Dezembro, os contribuintes de possam familiarizar com o seu funcionamento, inserindo facturas em seu poder e confirmar se aquelas que solicitaram a inserção do NIF foram comunicadas ao Fisco.”

...

1 thought on “Saiba como descontar até 250 euros em facturas no IRS”

  1. Tenho que me informar melhor sobre este assunto porque uma pessoa que faça IRS mas tenha “isenção” não desconte para IRS e como é lógico não recebo o retorno (que é o meu caso), não fundo não irei beneficiar nada…se bem que ao inserir facturas também poderei estar a evitar fugas ao fisco de outros, penso eu… Se alguém souber alguma informação para estes casos excepcionais agradeço.

    Beijinhos

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top