Regime Público de Capitalização – Certificados de Reforma,

A Segurança Social disponibiliza um simulador que lhe permite ter uma perspetiva do valor do complemento de pensão, ao aderir ao Regime Público de Capitalização – Certificados de Reforma (RPC).
Este regime, de adesão voluntária e individual, possibilita que cada pessoa faça contribuições adicionais durante a vida ativa, permitindo assim ter um complemento extra mensal na reforma.
Esses valores são aplicados num fundo próprio e convertidos em Certificados de Reforma, cujo montante acumulado só pode ser levantado quando a pessoa atingir a idade da reforma ou em situações de invalidez absoluta.
As contribuições são calculadas com base na remuneração declarada e numa taxa escolhida pelo aderente. As opções disponíveis são de 2%, 4% ou 6%. Esta última aplica-se a pessoas com 50 anos ou mais ou se estiver inscrito como profissional da área da cultura. A base de incidência é atualizada todos os anos, em janeiro, de acordo com os salários registados no ano anterior.
Como aderir ao RPC ou fazer a simulação:
- No Portal da Segurança Social, no menu “Trabalho”, aceda a “Reforma e Invalidez”
- Selecione “Regime Público de Capitalização – Certificados de Reforma”
- Selecione “Continuar para ações” e, de seguida, “Aderir aos Certificados de Reforma”
- Preencha os elementos solicitados
Direito de opção
O valor acumulado em Certificados de Reforma só pode ser resgatado quando tiver direito à pensão ou aposentação por velhice ou por invalidez absoluta.
No mês seguinte ao de início da atribuição da pensão ou da aposentação, pode registar a sua opção quanto à forma de receber o capital que acumulou, através do Portal da Segurança Social, de forma fácil e rápida.
Se é pensionista da Segurança Social:
- No Portal da Segurança Social, no menu “Trabalho”, aceda a “Reforma e Invalidez”
- Selecione “Regime Público de Capitalização – Certificados de Reforma”
- Selecione “Continuar para ações” e, de seguida, “Consultar adesão aos Certificados de Reforma”
- Clique em “Registar direito de opção”. Visualize as opções que tem para utilização do capital acumulado
- Clique em “Avançar para registo” e, de seguida, em “Confirmar registo”
“Esta medida insere-se no programa de transição digital da Segurança Social, no âmbito do PRR, reforçando o compromisso com uma Administração Pública mais próxima, simples e eficaz no relacionamento com os cidadãos. ”
Fonte: Site Segurança Social.
